Educação e Saúde

O Núcleo de Educação em Saúde do HEMOPI tem o objetivo de realizar atividades de Educação e Informação em Saúde visando à captação e fidelização de doadores voluntários e periódicos de sangue. Sua principal atividade é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação como um ato de cidadania e solidariedade.

Atualmente o setor é formado por equipe composta de Psicólogo, Pedagogos e Assistentes Sociais, que interagem com nossos doadores assistindo-os em suas necessidades e/ou dúvidas, como também na mobilização para conscientização social para a captação de novos doadores.

Parceria UBER

Com o intuito de sensibilizar os candidatos à doação voluntária de sangue e o cadastro para doação de medula óssea, os profissionais do Serviço de Captação realizam palestras sobre o assunto. As palestras acontecem na ocasião da primeira doação ou quando recebemos visitas de alunos de escolas do ensino fundamental e médio, faculdades e demais interessados, além de empresas cadastradas no Projeto Empresa Cidadã.

Durante a palestra, são prestadas informações sobre a doação e o funcionamento do HEMOPI. Em seguida, os palestrantes acompanham os ouvintes a um passeio pelos setores do hemocentro para que possam conhecer de perto o ciclo do sangue. Nossas palestras também são apresentadas em empresas, instituições, escolas e faculdades quando são solicitadas e previamente agendadas com o setor de Captação de Doadores.

A Captação de Doadores também é responsável pela elaboração e execução de campanhas sobre doação de sangue e medula óssea. Com relação as campanhas de doação de sangue, as maiores campanhas acontecem nos períodos em que o número de doações cai como, por exemplo, os feriados: Carnaval, Semana Santa, Natal, Ano Novo, além do período de férias. Com as campanhas, sensibilizamos a sociedade para a importância da doação neste período, evitando a baixa no estoque de sangue e garantindo, assim, o atendimento aos hospitais.

No caso das campanhas para cadastro de doadores de medula óssea, não há um período específico para realização destas, podem ocorrer em qualquer período do ano. A Captação coordena também a festa do Dia Nacional e Internacional do Doador Voluntário de Sangue, evento que acontece todos os anos, no dia 25 de novembro e 14 de Junho, na sede do HEMOPI.


AGENDAMENTO DE CAMPANHAS DE DOAÇÃO DE SANGUE E CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA 
Unidade Movel

(86) 3221 8320 RAMAL 219 
(86) 9 8894 3364 
hemopi@hemopi.pi.gov.br 





CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017