Com o intuito de sensibilizar os candidatos à doação voluntária de sangue e o cadastro para doação de medula óssea, os profissionais do Serviço de Captação realizam palestras sobre o assunto. As palestras acontecem na ocasião da primeira doação ou quando recebemos visitas de alunos de escolas do ensino fundamental e médio, faculdades e demais interessados, além de empresas cadastradas no Projeto Empresa Cidadã.
Durante a palestra, são prestadas informações sobre a doação e o funcionamento do HEMOPI. Em seguida, os palestrantes acompanham os ouvintes a um passeio pelos setores do hemocentro para que possam conhecer de perto o ciclo do sangue. Nossas palestras também são apresentadas em empresas, instituições, escolas e faculdades quando são solicitadas e previamente agendadas com o setor de Captação de Doadores.
A Captação de Doadores também é responsável pela elaboração e execução de campanhas sobre doação de sangue e medula óssea. Com relação as campanhas de doação de sangue, as maiores campanhas acontecem nos períodos em que o número de doações cai como, por exemplo, os feriados: Carnaval, Semana Santa, Natal, Ano Novo, além do período de férias. Com as campanhas, sensibilizamos a sociedade para a importância da doação neste período, evitando a baixa no estoque de sangue e garantindo, assim, o atendimento aos hospitais.
No caso das campanhas para cadastro de doadores de medula óssea, não há um período específico para realização destas, podem ocorrer em qualquer período do ano. A Captação coordena também a festa do Dia Nacional e Internacional do Doador Voluntário de Sangue, evento que acontece todos os anos, no dia 25 de novembro e 14 de Junho, na sede do HEMOPI.