Histórico

O primeiro Banco de Sangue do Piauí foi instalado na década de 1970, nas dependências do Hospital Getúlio Vargas, com poucos critérios em relação à doação e a qualidade do sangue. Além de parte do material usado durante a doação ser reutilizado, o doador recebia pagamento pela doação e não era realizada triagem clínica e nem testes sorológicos para testar a qualidade do sangue. Nessa época não existia doadores voluntários. Todos eram remunerados. O hospital enviava carros ao mercado central de Teresina, estiva do Rio Parnaíba e locais de concentração de trabalhadores, para transportar doadores que, após a doação de sangue, recebiam um comprovante do Banco de Sangue e se dirigiam à Tesouraria do HGV para receber o pagamento pela doação de sangue realizada.  Enquanto em Brasília já se utilizava bolsa de sangue descartável, realizava triagem clinica e exames sorológicos para Chagas, Sífilis e Hepatite B, o Banco de Sangue do Hospital Getúlio Vargas de Teresina – Piauí reutilizava agulhas, o sangue doado era acondicionado em vidros e muitas vezes não ia nem à geladeira, seguia direto para ser transfundido no paciente.

Fotos histórico
Foto: Acervo Hemopi 


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí – HEMOPI, criado em 28 de janeiro de 1982, foi inicialmente incorporado à Fundação de Saúde do Estado do Piauí – FUSEPI, posteriormente à Superintendência Hospitalar do Estado do Piauí  – SUHEPI,  através do Decreto 4.774 e  publicado no Diário Oficial do Estado nº 27, de 09 de fevereiro de 1982.

Fotos histórico

Com a extinção da SUHEPI, em 1984, e a construção da sede própria do Hemocentro, situado à Rua 1º de maio, 235/centro-sul, com recursos do Ministério da Saúde, o HEMOPI fica  subordinado diretamente à Secretaria Estadual da Saúde, através da lei 3932 de 11 de junho de 1984, publicada no Diário Oficial do Estado nº 115/84, sendo inaugurado em 12 de outubro do mesmo ano.

Registros dos primeiros anos de funcionamento do Hemopi em sua sede atual. As imagens fazem parte do acervo da instituição. 

Fotos histórico


Fotos histórico

Fotos histórico

Fotos histórico


Fotos histórico


Fotos histórico


Fotos histórico







 




CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017