Semana do Doador de Sangue no HEMOPI
Na Semana em que se comemora o Dia do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, o HEMOPI costuma receber um número maior de doadores de sangue, inclusive, de doações voluntárias.
No Piauí, as doações voluntárias ainda estão muito abaixo do percentual recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 80%, sendo que no HEMOPI é em media 30%.
Em uma campanha como esta, em que se comemora a Semana do Doador Voluntário de Sangue, o percentual de voluntários chega a 50%, e exatamente no Dia 25, já chegou a passar de 70%.
A campanha atual, de 21 a 25 de novembro, apesar dos 42% de voluntários, além do baixo número de doadores em relação a outras campanhas, as doações estão abaixo da meta estipulada, que seria de 140 a 150 por dia, e está numa media de apenas 115.
Temos muito que homenagear e agradecer aos doadores de sangue, especialmente, aos que fazem doações periódicas e espontâneas,ou seja, doam 2 ou 3 vezes por ano, sem que ninguém lhe peça, são heróis da vida, pessoas abençoadas, que possuem a graça de querer e poder doar sangue, uma vez que, para doar, é preciso que se atenda a vários critérios “físicos” – de saúde e bem-estar, e espirituais também.
Doar sangue é um gesto altruísta, enaltece quem doa, salva vidas e é totalmente seguro. Para doar é preciso: ter entre 18 e 65 anos, estar saudável e alimentado, pesar a partir de 50 kg, apresentar documento de identificação com foto e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
O HEMOPI atende para doações de sangue de segunda a sábado, no horário de 7:30 às 18:30, e fica localizado próximo ao pronto socorro do HGV. Fones: 3221-8319 / 8320 / 4989.