Após promessa pela filha prematura, pai faz mais de 40 doações de sangue no Piauí
25/11/2017 - 12:22  

Há cerca de 20 anos, o químico Eliel Damasceno fez uma promessa de se tornar um doador de sangue depois da filha, que nasceu prematura, ter precisado de uma transfusão. Neste ano, ele ultrapassou a marca de 40 doações e recebeu uma homenagem pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado neste sábado (25).

Eliel foi um dos doadores homenageados pelo Hemopi


“Foi uma correria louca para localizar o sangue e conseguimos com uma funcionária de uma amiga nossa. A médica disse que ia mostrar como era só o sangue que estava faltando na minha filha, quando o sangue entrou, ela começou a se mexer e eu prometi para mim mesmo que a partir daquele dia eu ia ser doador voluntário e regular”, contou Eliel.

Ao longo de 20 anos, Eliel doou sangue mais de 40 vezes. Hoje, ele realiza doação de plaquetas por aférese. “Minha doação hoje é mais para quem está com chikungunya e leocemia. Essa doação equivale a oito doações normais e eu posso doar a cada vinte dias”, informou Eliel.

Além do próprio ato solidário, Eliel revela que convida outras pessoas para doar sangue. “Sempre no dia anterior a uma doação, eu divulgo para meus contatos que vou, convidando eles para irem comigo. Faço questão de divulgar para ver se convoco as pessoas”, disse Eliel.


Doadores voluntários regulares recebem homenagem

Parceiros e doadores foram homenageados


Para agradecer os doadores voluntários de sangue que, como Eliel já realizaram mais de 40 doações, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realizou uma homenagem, nessa sexta-feira (24). A celebração contou com apresentações artísticas, entrega dos certificados e o corte do bolo pelos doadores.

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho, explicou que a homenagem também tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

“As pessoas precisam se atentar para a necessidade de doar. A expectativa de vida e os índices populacionais aumentaram, mas ainda falta uma conscientização da população em relação à doação de sangue e a demanda crescente que temos”, explicou.

O Hemocentro tem capacidade para receber 200 doadores por dia. O Hemopi é o único banco de sangue do Piauí, responsável por abastecer toda a rede hospitalar, pública e privada. A média mensal é de quatro mil bolsas de sangue. Em períodos de férias, o estoque costuma ter uma redução de até 30%.

Corte oficial do bolo



Como doar sangue

Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter peso acima de 50 Kg; ter idade entre 18 e 69 anos. Também podem doar os jovens de 16 e 17 anos, desde que tenham o consentimento formal do responsável legal.

É importante lembrar de que não é necessário doar sangue em jejum. A recomendação é fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação; e evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas.


Fonte: Lucas Marreiros/G1 Piauí 


CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017