Hospital Regional de Parnaíba inaugura Agência Transfusional
08/12/2017 - 13:33

O Hospital Regional Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, inaugurou sua agência transfusional durante solenidade com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta sexta-feira, 08. Na oportunidade, foi inaugurado também um novo centro cirúrgico, que garantirá maior agilidade e segurança na realização das cirurgias, especialmente na especialidade buço-maxilo antes eram encaminhados para hospitais em Teresina, e que agora será possível realizar as cirurgias no próprio hospital.

Para a governadora em exercício, Margarete Coelho, os investimentos fortalecem a descentralização dos serviços de saúde, evitando que o paciente seja transferido para Teresina em busca de tratamento. “Com os investimentos no HEDA, teremos quantidade de cirurgias eletivas ampliada, um reforço considerável na urgência e emergência e ampliamos o atendimento em especialidade como buco-maxilo-facial, evitando, em muitos casos, o envio do paciente para Teresina”, avalia.

A solenidade contou com a participação de senadores, parlamentares federais e estaduais, e ainda prefeitos.

Entenda a importância de uma Agência Transfusional

Em sua rotina normal, o Hospital Estadual de Dirceu Arcoverde realiza cerca de 120 cirurgias por mês, essa quantidade sofre um aumento considerável quando da realização dos mutirões de cirurgias eletivas, projeto que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Saúde. Todos esses procedimentos exigem da unidade uma hemodinâmica capaz de atender com agilidade aos pacientes.

De acordo com o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, a agência transfusional que atendia ao HEDA, ficava distante do hospital o que dificultava o atendimento ao paciente durante os procedimentos. “Antes, entre o processo de realização dos testes e o transporte das bolsas de sangue, demoravam até 4(quatro) horas, por conta do distanciamento, agora com a agência dentro do hospital, tudo isso pode ser realizado em questões de minutos, sem prejuízo para segurança do paciente e garante um atendimento com muito mais celeridade dentro do centro cirúrgico”, avalia.