Hemopi capacita motoristas da rede municipal sobre transporte do sangue
02/02/2018 - 14:45  

Treinamento promovido pelo Hemopi
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piaui (Hemopi) promoveu nos dias 01 e 02 de fevereiro capacitação para os condutores responsáveis pelo transporte das bolsas de sangue. Em dois dias foram capacitados os motoristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e dos hospitais da rede municipal de saúde. 

O biomédico Abílio Neto, coordenador do laboratório do Hemopi, destacou os pontos principais da Portaria do Ministério da Saúde Nº 38, editada em fevereiro de 2016. Ele abordou os pontos relacionados ao transporte de hemocomponentes. "A segurança no transporte do sangue propicia uma transfusão segura ao paciente. Qualquer problema ocorrido durante o trasporte pode comprometer todo o processo e a segurança transfusional", explicou. 

O gerente técnico do Hemopi, Luiz Ivando Pires, destaca que a principal preocupação é em relação a temperatura do sangue durante o transporte. "Temos que garantir que o sangue chegue à beira do leito na temperatura ideal". 

Nesse primeiro momento foram treinados 10 profissionais responsáveis pelo transporte do sangue em ambulâncias e motos. Posteriormente, o Hemopi deve capacitar os motoristas dos serviços privados de saúde bem como os técnicos responsáveis das agências transfusionais da capital.     


CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017