Ministério da Saúde promove primeiro encontro da Hemorrede de 2018
22/03/2018 - 11:04  

Reunião da Hemorrede em Brasília
O Ministério da Saúde (MS) promoveu nesta quarta-feira, 21, a primeira reunião da Hemorrede de 2018 com a presença do ministro Ricardo Barros. Na pauta, questões técnicas relacionadas a rotina dos hemocentros brasileiros e melhorias na Política Nacional de Sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) foi representado por seu diretor Jurandir Martins Filho. 

Durante o encontro que aconteceu em Brasília (DF) e contou ainda com a presença do Secretário de Atenção à Saúde do MS, Fernando Araújo e do Coordenador Geral de Sangue e Hemoderivados, Flavio Vormittag, foi discutida a formação da Câmara Técnica de Assessoramento da Política de Sangue Brasileira. A CT estava desativada desde 2008 e será retomada a partir de agora. A Câmara Técnica é formada por representantes de todos os estados, Ministério da Saúde, entidades como a Associação Brasileira de Hemoterapia e tem como objetivo discutir os rumos da Política de Sangue no Brasil e assessorar as ações da Coordenação Nacional de Sangue do Ministério da Saúde.
 
O Teste de Ácido Nucleico (NAT) e a Febre Amarela foram outros temas abordados durante o encontro. "Foram apresentadas as novas plataformas do NAT e também algumas questões técnicas relacionadas ao surto da febre amarela que afetou alguns estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. É uma doença com sintomatologia atípica que podem complicar o diagnóstico e ser letal. Com a campanha de vacinação promovida pelo Governo, os hemocentros devem orientar a população sobre a importância de doar sangue antes de tomar a vacina por conta do período de inaptidão de 30 dias após receber a dose", explica o diretor do Hemopi, Jurandir Martins. 

Ele considera de sua importância esses encontros, pois são oportunidades de troca de experiência e aprendizado para melhorar o serviço de captação e processamento do sangue nos Estados.


CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017