Hemopi comemora Dia do Doador em Teresina e no interior
26/11/2018 - 11:18  

Humorista Jackstênio
A professora de educação física, Silvana Rodrigues, tem uma história familiar que a aproximou da doação de sangue. Nesta segunda-feira, 26, ela conduziu um grupo de alunos do Centro de Ensino em Tempo Integral Didácio Silva ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), para doar sangue pela primeira vez. 

É o caso do Ryan Denys, 16 anos, que ouviu falar sobre doar sangue durante as aulas da professora Silvana e por curiosidade se juntou ao grupo de quase 30 alunos nesta segunda-feira. “Eu vim por curiosidade, mas vou doar”. Ao iniciar a doação ele se disse surpreso. “Eu pensei que doía, mas é tranquilo”. 

Já Raimundo Moraes é doador desde 1995 e começou a doar sangue para ajudar um vizinho que precisava. “Essa foi a motivação para a minha primeira doação. Depois disso, nunca mais deixei de doar”. Conhecido como Seu Pequeno, ele doa sangue quatro vezes ao ano. 

Doadores de primeira vez e os já habituais estavam juntos na comemoração pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, realizada pelo Hemopi em alusão ao dia 25 de Novembro. 
Todos foram recebidos com show de humor com Jackstênio, lanche reforçado, dia de beleza e bolo de aniversário. 

Para o diretor Jurandir Martins Filho, foi uma homenagem simples, mas que serve para destacar a importância da data. “ "É uma forma singela de agradecer aos doadores que colaboram com o nosso hemocentro e estimular aqueles que ainda não são doadores a virem também”. 

No Piauí, é possível doar sangue nos Hemocentros em Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. Funcionam de segunda a sexta das 7h15 às 18h. Sábados e Feriados até às 17h. No interior, os hemocentros regionais não abrem aos sábados e feriados. 

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam de autorização assinada pelos responsáveis que deve vir acompanhada pela cópia do documento de identidade de quem assina o termo. O termo de consentimento está disponível no site do Hemopi. Pesar acima de 50kg, estar em boas condições de saúde e portar documento de identidade com foto válido em todo território nacional. 

 





CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017