São João do Piauí faz ação para cadastrar doadores de medula óssea
16/04/2019 - 11:04  

Palestra de conscientização
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realiza nos dias 24 e 25 de Abril uma ação para cadastro de doadores de medula óssea em São João do Piauí. 

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho, lembra que o Piauí tem mais de 90 mil doadores cadastrados e que as chances de se encontrar um doador não aparentado é de 1 para 100 mil. 

"O cadastro de doadores é uma das responsabilidades dos hemocentros em todo o Brasil. Nós estamos sempre promovendo ações que esclareçam a população sobre como é importante ser doador voluntário de medula óssea.  Existem muitos pacientes na fila de espera por um transplante e quanto mais doadores cadastrados maiores são as chances de se encontrar um compatível", explica. 

Ele ressalta ainda que ao se cadastrar, o voluntário pode ser compatível com qualquer paciente na fila de espera, seja ele alguém próximo ou não. "O Ministério da Saúde orienta que a captação de doadores seja feita de forma a estimular o desejo espontâneo e voluntário de ser doador e não direcionadas a um único paciente. Assim, ao se cadastrar, o cidadão fica ciente de que ele poderá ser compatível com qualquer pessoa na fila de espera", diz Jurandir Martins. 

Para ser doador de medula óssea é preciso: 
ter entre 18 e 55 anos; 
Estar bem de saúde; 
Não ter doença infecciosa ou incapacitante; 
Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (sangue) ou do sistema imunológico. 

O voluntário precisa apresentar um documento de identidade com foto, preencher os dados cadastrais e doar 5 ml de sangue no ato do cadastro. Em até 60 dias, ele é efetivado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e passa a fazer parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).


CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017