Hemopi é referência no tratamento da Hemofilia
17/04/2019 - 10:11  

Evento em alusão do Dia Mundial do Hemofílico
O paciente diagnosticado com Hemofilia tem o Ambulatório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) como referência para o tratamento da doença. Atualmente, 285 pacientes recebem tratamento terapêutico e farmacológico. 

A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Uma alteração genética que não permite a fabricação de algumas proteínas, impedindo assim a coagulação. 

O Hemopi é um centro de referência estadual para o diagnóstico e tratamento da Hemofilia. “Aqui o paciente tem todo o acompanhamento multidisciplinar de que precisa. É uma doença que não tem cura, mas o tratamento ajuda a melhorar a qualidade de vida de quem convive com a hemofilia”, explica a hematologista pediátrica, Maria Alice. 

O diagnóstico precoce ainda na infância pode ajudar o paciente a manter uma vida bem próxima do normal e praticar atividades simples como subir escadas ou alguma atividade física leve.  O acesso ao serviço é feito através da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Temos também um serviço de Urgência para esses pacientes que funciona 24 horas. Quando o paciente tem algum problema relacionado à doença, sem sangramentos, ele pode recorrer ao Hemopi. No caso dos pacientes com sangramento, eles devem ser encaminhados a um serviço de emergência que aciona o médico plantonista do Hemopi para acompanhar o atendimento”, explica a chefe do ambulatório, Yara Xavier. 

O ambulatório do Hemopi funciona de segunda à sexta nos turnos da manhã e tarde.  
Hem
Dia Mundial da Hemofilia 

Comemorado em 17 de Abril,  o dia foi criado no intuito de conscientizar sobre a doença e a importância do tratamento para a qualidade de vida do hemofílico. 
A Associação dos Hemofílicos do Estado do Piauí promoveu hoje uma ação alusiva à data no Auditório do Hemopi. 

“Atualmente, a Associação acompanha 183 pacientes tipo A e 18 tipo B (a referência se deve ao tipo de fator deficiente no sangue), e também seus familiares e pais. Nós orientamos sobre o tratamento e como eles devem se relacionar com a doença”, explica o presidente da Associação, Francisco Jevanilton. 

Ele esclarece ainda que a Associação também assiste pessoas com Doença de Von Willebrand, uma outra deficiência nas proteínas do sangue que causa problemas de coagulação semelhantes a hemofilia. 

Segundo o hematologista e gerente técnico do Hemopi, Luiz Ivando Pires, o diagnóstico precoce é essencial para a qualidade de vida dos pacientes. “Ao detectar a doença ainda no início, é possível evitar complicações, em especial, as ortopédicas ao longo da vida do paciente”. 





CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017