Hemopi realiza treinamento sobre Segurança Transfusional
21/08/2019 - 13:00

Profissionais da rede municipal receberam treinamento
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) promoveu na manhã desta quarta-feira (21), treinamento sobre Segurança Transfusional para profissionais de enfermagem que atuam nos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nas unidades de saúde municipais.

O hematologista Luiz Ivando Pires, diretor técnico do Hemopi, destaca que é preciso prezar pela segurança de ponta a ponta. “O Hemopi preza pela segurança do processo como um todo. As etapas desde a produção, transporte de hemocomponentes até a infusão do sangue no paciente precisam estar cobertas. Os hospitais e os Núcleos de Segurança do Paciente são nossos parceiros nesse processo ”, esclarece.

Outros temas abordados durante o treinamento foram o gerenciamento do sangue do paciente e uso racional de hemocomponentes.

“Todo o processo deve ser seguro. Essa é a nossa preocupação e o motivo de realizarmos treinamentos periódicos com todos os setores envolvidos”, enfatiza o diretor técnico.

A Vigilância Sanitária Estadual também participou do treinamento abordando o NOTIVISA, sistema nacional de notificação que reúne os dados referentes a eventos adversos que podem ocorrer na transfusão de sangue. A coordenadora do setor de sangue e derivados da DIVISA, Lucélia Chaves, esclarece que todas as unidades que realizam procedimentos com uso de sangue devem utilizar e alimentar esse sistema.

Participaram do treinamento 34 profissionais de saúde que atuam em unidades de saúde do Buenos Aires, Monte Castelo, Dirceu, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Wall Ferraz, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Primavera, Satélite, Renascença, Parque Piauí, Matadouro, Núcleo de Segurança do Paciente Mariano Castelo Branco e Comissões de Controle de Infecção Hospitalar.