Hemopi cadastra doadores de medula óssea em Campo Maior
19/09/2019 - 10:14

Amostra colhida no cadastro como doador de medula óssea
Mais de 80 doenças tem indicações de realização de transplante de medula óssea para tratamento. O Brasil possui um dos maiores bancos de doadores de medula óssea do mundo com quase 5 milhões de doadores cadastrados no REDOME, Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. No Piauí, já são quase 90 mil doadores cadastrados.

Em setembro, comemora-se o Dia Mundial do Doador Voluntário de Medula Óssea. Nos dias 20 e 21 de setembro, o Hemopi vai realizar uma campanha para cadastro de doadores Campo Maior, localizada a 86 km da capital.  Com o tema “Um dia em sua vida para uma vida inteira”, o cadastro vai acontecer na Câmara Municipal de Vereadores de Campo Maior, das 8h às 17h, e tem o apoio de diversas instituições como Prefeitura Municipal de Campo Maior, Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Hospital Regional de Campo Maior, Polícia Militar, Lojas Maçônicas e Igrejas.

O primeiro passo após a decisão de doar medula óssea, o candidato deve procurar o Hemocentro mais próximo de sua residência. Em nosso Estado é possível realizar o cadastro em Teresina, na sede do Hemopi, e também nos Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano.

O candidato assina um Termo de Consentimento Livre Informado que autoriza a realizar o exame de compatibilidade, chamado Antígeno Leucocitário Humano (HLA). Para isso é feita uma coleta de apenas 5 ml de sangue. E nessa pequena amostra consegue-se identificar a identidade genética do doador, que vai ser utilizada então pelos bancos de medula óssea.

Quem pode ser doador?

Os candidatos a doação de medula óssea devem ter 18 e 55 anos de idade e possuírem boa saúde, ou seja, não podem possuir doença infecciosa, doenças neoplásicas (câncer) ou doenças imunológicas.

Caso esse candidato seja compatível com algum paciente em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, ele vai ser convocado pelo Hemocentro, onde vai receber uma avaliação médica para constatar se ele possui de fato condições para doação de medula óssea. Serão repetidas todas as sorologias, todos os exames necessários para garantir que essa medula chegue de uma maneira saudável para o doador e também para que não ocorra nenhum tipo de risco para quem está fazendo a doação.

Para os que já são cadastrados, é necessário manter o registro de cadastro atualizado. Isso facilita o contato do Redome em casos de compatibilidade e proporciona maior rapidez na realização do transplante de medula óssea.  Os dados podem ser atualizados diretamente no site  http://redome.inca.gov.br.