Hemopi recebe novos equipamentos para processamento do sangue
20/09/2019 - 09:23  

Novos equipamentos reforçam trabalho do Hemopi
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) conseguiu a ampliação do parque tecnológico através de projetos de modernização que foram viabilizados por convênios entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Os novos equipamentos, que totalizaram um investimento de R$ 869.600,00, vão auxiliar no fracionamento do sangue e armazenamento de amostras. 

O ciclo do sangue é composto de várias etapas, entre elas o fracionamento, onde o sangue doado passa por um processo de centrifugação. Nessa etapa que ocorre a separação dos componentes sanguíneos - plaquetas, plasma, concentrado de hemácias e crio precipitado - que, dependendo da necessidade, poderão salvar a vida dos pacientes.

“As novas centrífugas irão garantir a qualidade do produto final, que é o componente sanguíneo. A centrifugação do sangue total é uma das etapas mais importantes na preparação dos hemocomponentes. Elas processam até 12 bolsas por vez, aumentando a capacidade operacional”, explica o gerente técnico do Hemopi, Luiz Ivando Pires. 

Já o freezer, que opera a -80°, vai garantir o correto armazenamento das amostras para assegurar uma confiabilidade nos resultados dos exames dos pacientes atendidos no Serviço Ambulatorial do Hemopi. “Aqui ficam as amostras e os fatores sanguíneos que auxiliam no tratamento dos pacientes”, explica Abílio Neto, coordenador do laboratório.

O diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins, reforça o empenho do Governo do Estado para promover avanços no serviço de hemoterapia. "São avanços conseguidos através da Secretaria de Saúde que visam a melhoria do serviço prestado a população como também a qualidade do sangue que chega aos pacientes". 



CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017