Hemopi cadastra mais de mil novos doadores de medula óssea em Campo Maior
23/09/2019 - 09:59  

Campanha mobilizou a população de Campo Maior
A campanha de cadastro de doadores de medula óssea promovido pelo Centro de hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) nos dias 20 e 21 de setembro em Campo Maior finalizou com 1.207 novos doadores. A campanha contou com a parceria de diversos setores da sociedade civil, bem como a Prefeitura Municipal de Campo Maior, secretarias municipais de Saúde e Educação e Hospital Regional de Campo Maior. 

O Hemopi montou uma estrutura na Câmara Municipal para atender aos que desejavam se tornar um doador voluntário de medula óssea. O Secretário Municipal de Saúde de Campo Maior, Marcelo Miranda e a diretora do Hospital Regional de Campo Maior, Celene Fontinele, visitaram o local da coleta. Eles foram recepcionados pelo diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins Filho. Na oportunidade os gestores da Saúde locais fizeram seus respectivos cadastros. 

Marcelo Miranda destacou que o evento é extremamente importante. “Iniciativas desta natureza, precisam ser intensificadas. Quanto mais conseguirmos ampliar este quadro de possíveis doadores, aumenta a chance de encontrar pessoas compatíveis”.

Para ser um doador de medula óssea, o paciente deve ter entre 18 a 55 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa, neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune.

Após o preenchimento da ficha de inscrição e do termo de consentimento, são colhidos 5 ml de sangue que servirá para cadastrar os dados genéticos dos doadores e posteriormente poder cruzá-los com os dados de quem está na fila de espera por um transplante. 




CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017