PRF inicia a campanha Policiais contra o Câncer Infantil no Piauí
12/11/2019 - 12:19

Patrícia Duarte, PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), iniciou no Piauí, a campanha de Combate ao Câncer Infantil e já está recebendo donativos para serem entregues às crianças e adolescentes com câncer atendidas em instituições de saúde e assistência no Piauí. Nesta terça-feira, 12 e amanhã, 13, os agentes da PRF farão uma ação de doação de sangue aqui no Hemopi.

Uma das agentes que veio doar sangue foi a Patrícia Duarte, que antes morava em Brasília e doou sangue pela primeira vez no Hemopi hoje. Ela falou empolgada sobre essa campanha que a PRF está promovendo em todo o Brasil.

A Lei nº 11.650/08 instituiu o dia 23 de novembro como o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, visando, dentre outras medidas, estimular ações educativas e promover eventos para fortalecer políticas de atenção integral às crianças com câncer e suas famílias. E foi esta lei que serviu de inspiração para a PRF desenvolver campanhas voltadas ao tema.

O projeto iniciou-se no Brasil em 2014, em Goiânia, a partir de iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da PRF em Goiás. A ação foi realizada pela primeira vez, com apoio de centenas de policiais e com ampla divulgação na mídia nacional. Alguns meses depois a ação foi realizada em Itabuna, na Bahia, por iniciativa da Delegacia PRF daquela região.

No ano de 2015, 13 superintendências da PRF aderiram à campanha e realizaram eventos capitaneados pelas Comissões Regionais de Direitos Humanos. Em 2016 a ação foi desenvolvida em mais de 20 estados da federação. Trata-se de uma ação que acontece em âmbito nacional pensada para auxiliar no processo curativo dessas crianças e adolescentes que estão internados sob tratamento, buscando alertar a sociedade para os principais sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil.

A PRF no Piauí realizará uma série de atividades para comemorar esse dia e receberá até 30 de Novembro, donativos que serão entregues às crianças que estão em tratamento contra o câncer no Lar de Maria. Os donativos poderão ser entregues em todas as Unidades Operacionais e Administrativas no estado inclusive na sede da Superintendência regional de Polícia Rodoviária Federal localizada na Av. João XXIII, 1315 – Noivos em Teresina. As doações também podem ser feitas na sede do Lar de Maria localizado Avenida São Raimundo, 1000 – Piçarra.

A PRF receberá:

. Fraldas descartáveis infantis a partir do tamanho M;

. Leite em pó

No dia 21/11, às 9h, haverá uma palestra sobre os sintomas do câncer infanto-juvenil com uma pediatra no auditório da sede da Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal.

No dia 22/11 haverá um café da manhã na sede da Superintendência regional de Polícia Rodoviária Federal com as crianças, onde também serão recepcionadas para conhecer um pouco da PRF, com a presença dos cães farejadores e dos motociclistas batedores.

Fonte: PRF