Governo cria o Dia Estadual da Hemofilia
22/01/2020 - 11:24  

O Governo do Estado do Piauí instituiu 22 de Janeiro com o Dia Estadual da Hemofilia. O decreto de lei n° 7.267, assinado em outubro de 2019 pelo governador Wellington Dias, institui a data que passa a fazer parte do calendário anual do Estado. 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí é referência para o tratamento da doença no Piauí. Através do seu Serviço Ambulatorial, atende, atualmente, 285 pacientes que recebem tratamento terapêutico e farmacológico. 

A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Uma alteração genética que não permite a fabricação de algumas proteínas, impedindo assim a coagulação. 

O Hemopi é um centro de referência estadual para o diagnóstico e tratamento da Hemofilia. “Aqui o paciente tem todo o acompanhamento multidisciplinar de que precisa. É uma doença que não tem cura, mas o tratamento ajuda a melhorar a qualidade de vida de quem convive com a hemofilia”, explica a hematologista pediátrica, Maria Alice. 

O diagnóstico precoce ainda na infância pode ajudar o paciente a manter uma vida bem próxima do normal e praticar atividades simples como subir escadas ou alguma atividade física leve.O acesso ao serviço é feito através da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Temos também um serviço de Urgência para esses pacientes que funciona 24 horas. Quando o paciente tem algum problema relacionado à doença, sem sangramentos, ele pode recorrer ao Hemopi. No caso dos pacientes com sangramento, eles devem ser encaminhados a um serviço de emergência que aciona o médico plantonista do Hemopi para acompanhar o atendimento”, explica a chefe do ambulatório, Yara Xavier. 

O ambulatório do Hemopi funciona de segunda à sexta nos turnos da manhã e tarde. 




CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017