Teresina Transforma: campanha de doação de sangue ultrapassa meta de 100 doadores
20/02/2020 - 15:00

Inventivo ao voluntariado no Teresina Transforma
Conscientizar e promover a doação de sangue foi o objetivo da Ação “Muda Junto – Doe Sangue”, articulada pelo Movimento Nacional de Voluntariado Transforma Brasil, através de uma plataforma online de voluntariado. Em Teresina, a mobilização foi executada pelo Projeto Teresina Transforma, que é mantido pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

“Recebo sangue há mais de 20 anos aqui no Hemopi. Me sinto muito feliz em ver essa ação porque precisar de sangue e não ter doação é desesperador”, conta Maria de Jesus, de 53 anos. Essa é a realidade vivida por ela desde que recebeu o diagnóstico de anemia falciforme, por isso, a cada três meses precisa ir ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

Para Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, é uma emoção sentir a reciprocidade do público com a ação. “O resultado significa que estamos ajudando a salvar vidas através da doação de sangue. Tivemos essa preocupação quando idealizamos o Transforma Teresina, que ações fossem executadas e que tivessem esse caráter social, solidário e motivacional para que outras pessoas adotem a mesma atitude”, disse.

Para Jurandir Martins, diretor do Hemopi, a ação é importante para conscientizar a população quanto à importância de doar sangue no período do Carnaval e também durante o ano inteiro. “É muito gratificante para nós recebermos esses dois dias de ação junto ao Teresina Transforma. Precisamos, constantemente, de doadores durante todos os meses do ano. Agora, nesse período de Carnaval, é ainda mais oportuno ressaltar a importância, visto que, durante esses dias, a população tem outras prioridades, como viagens e festas, e deixam a doação de lado. Então é essencial que a gente possa sensibilizar a população, para que possam praticar este ato de cidadania e solidariedade doando sangue”, ressaltou.

Solidariedade e amor ao próximo é o que move Francisco Rodrigues. O vendedor comercial, voluntário cadastrado na Plataforma do Teresina Transforma, soube da ação e se organizou para estar presente como doador. “Eu vim com o desejo de prestar esse serviço de coração, oferecer um pouco do meu tempo para convidar e incentivar as pessoas a também doarem. É uma sensação grandiosa de solidariedade, poder ajudar o próximo, isso simplesmente não tem preço”, afirmou.

Francisco acredita que a plataforma de voluntariado é uma ferramenta capaz de ampliar e dar visibilidade necessária para os projetos sociais em Teresina. “Eu soube do projeto Teresina Transforma através de amigos que já fazem trabalho social. Então vi que eu poderia me cadastrar como voluntário e também cadastrar o trabalho social idealizado por mim. A plataforma é uma ferramenta a mais para a gente poder ampliar e levar para mais pessoas os projetos sociais e o nosso desejo de realizar o voluntariado”, acrescentou.

Débora Ferraz, assessora de Políticas Integradas da Semcaspi, avalia o primeiro dia da ação como um sucesso e reforça a continuidade do evento nesta sexta-feira, dia 21. “A gente atingiu a nossa meta inicial que era de 100 doações em apenas duas horas de atividade. Um doador salva quatro pessoas, então 400 pessoas podem ser impactadas pelo nosso movimento. Amanhã tem mais, todos os nossos incentivadores vão doar, além de uma grande quantidade de doadores já cadastrados. Hoje vamos para casa com a satisfação de ter realizado um trabalho tão bonito como esse”, ressaltou.

Fonte: Ascom/Semcaspi