Trote Solidário da Uninovafapi ajuda a abastecer o estoque do Hemopi para o Carnaval
20/02/2020 - 18:00

Trote Solidário Uninovafapi 2020
O Centro universitário Uninovafapi realizou mais uma edição do Trote Solidário. Durante os dias 18, 19 e 20 de fevereiro, uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) esteve na instituição coletando doações de sangue e cadastros de medula óssea. A ação foi aberta aos alunos, colaboradores, professores e pessoas da comunidade. Ao final dos três dias, foram coletadas 294 bolsas de sangue e 110 cadastros de doadores de medula óssea.

A campanha trabalhada no Trote neste semestre remeteu ao carnaval com o bloco “Unidos pelo bem” e teve como objetivo abastecer o Hemopi para o período do feriado. No primeiro dia do Trote as majestades do Carnaval de Teresina estiveram presentes na instituição para a abertura do evento. Nesse semestre, a parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia conseguiu 294 doações de sangue e 111 cadastros de medula óssea.

Thais Conceição Sousa, assistente social do Uninovafapi, falou que o propósito do evento é que o aluno ingresse na vida universitária com um marco prazeroso e responsável, além de praticar a empatia e ajudar a  quem precisa. “O trote é feito para comunidade, para que possamos salvar mais vidas. O Hemopi precisa desse auxilio, ainda mais por conta da proximidade do Carnaval. Foi muito importante a presença de todos. Nós achamos que nunca vai acontecer com pessoas próximas da gente e quando menos imaginarmos podemos nos ver nessa situação. Então vamos sempre nos sensibilizar, vamos nos colocar do outro”, disse.

O reitor Carlos Alberto Ramos já é doador há 11 anos. Ele também compareceu ao trote para fazer sua parte e deixou uma mensagem reinterando o valor da doação. “É uma atitude que não dói nada, não custa nada e pode salvar muitas vidas”.

O Hemopi é o único hemocentro do Piauí, que abastece hospitais da rede pública e privada do Estado. A supervisora da coleta externa, Evoneide Gomes de Oliveira, afirmou que a parceria com o Uninovafapi contribui bastante para o abastecimento do Centro. “Todos os dias o Hemopi precisa de sangue para anêmicos, pessoas acidentadas e com doenças hematológicas. Uma doação salva, em média, quatro vidas e não dói nada”, informou.

Fonte: Uninovafapi