Hemopi reforça prevenção contra a Covid-19
13/03/2020 - 14:32  

Hemopi reúne equipe visando prevenção contra o Coronavírus

A direção geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) reuniu na manhã desta sexta-feira, 13, gerentes, coordenadores e supervisores das áreas técnica e administrativa com o intuito de reforçar protocolos sobre cuidados internos e também de atendimento ao público, visando a prevenção contra o Coronavírus.

Para Jurandir Martins o momento é delicado e exige atenção. “Lidamos diretamente com o público e prestamos um serviço essencial dentro da rede de saúde. Então, é preciso reforçar a atenção sobre nossos protocolos técnicos, que já são colocados em prática diariamente. Uma atenção a mais, tanto para funcionários quanto para pacientes e doadores de sangue”.

O que muda na triagem clínica com o Coronavírus

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – incluíram, através da Nota Técnica Nº 05/2020, o novo Coronavírus – Covid 19 no protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue.

A normativa estabelece as seguintes as seguintes condições para os candidatos que comparecerem aos postos de coleta:

– Candidatos que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de regiões com casos autóctones (locais) confirmados, nacionais ou internacionais, são considerados inaptos por 30 dias, após retorno destas áreas. (para consultar os países monitorados pelo MS, acesse www.saude.gov.br/listacorona)

– Candidatos que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clinico e/ou laboratorial de infecção confirmada pelo COVID-19, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos dessa doença são considerados inaptos por 30 dias, após o último contato com essas pessoas.

– Candidatos que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 90 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos).

– Candidatos que tiveram contato próximo com pessoas que vieram de regiões com casos autóctones podem doar após 14 dias do contato, desde que assintomáticos.

A Nota reforça que não existe evidencia até o presente momento, de transmissão Transfusional do novo Coronavírus, mas que as orientações são medidas de precaução.

No mais, prevalecem os demais pré-requisitos adotados. Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade é preciso consentimento dos pais ou responsáveis. O Termo está disponível para impressão em nosso site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

O Hemopi funciona de segunda à sexta das 7h15 às 18h. Aos sábados e feriados até às 17h. Além de Teresina, é possível doar sangue nos Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano de segunda à sexta das 8h às 17h.



CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017