#DoeSangue: OAB Piauí e Conselhos Profissionais incentivam a doação de sangue para aumentar estoque
24/03/2020 - 08:16  

O mundo enfrenta mudanças consideráveis com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e, ser solidário, é a chave para impedir situações mais graves. Pensando nisso, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, está lançando uma campanha de incentivo à doação de sangue.

A campanha acontece com inúmeras entidades que se sensibilizaram com a causa para promover o aumento do número de doações voluntárias, consequentemente, de bolsas de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI), responsável por abastecer todos os hospitais particulares e públicos do Estado do Piauí.

Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, a cada doação de sangue, até quatro vidas podem ser salvas. No Brasil, 1,8% da população doa sangue, número que, apesar de estar nos parâmetros mínimos, está longe da meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 3% da população.

Por isso, é fundamental que, nesta quarentena, os voluntários só saiam de casa para ajudar a causa do próximo, doando sangue na sede do HEMOPI, localizado na Rua Primeiro de Maio, nº235, Centro-Sul. As doações são agendadas pelo telefone: (86) 98894-6614 e as coletas são feitas no local.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, chama a atenção para a causa. “A OAB Piauí, como instituição de cunho social, se sensibilizou com a situação do HEMOPI por apresentar uma queda no número de doações. Neste período, precisamos, mais do que nunca, nos manter unidos em ideais e promover a solidariedade para ajudar o próximo. Vamos fazer a nossa parte e doar sangue para uma causa justa, que salvará vidas”, incentivou o Presidente.

Também integram a campanha o Conselhos Regionais de Educação Física da 15ª região; de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; de Psicologia (CRP 21); de Engenharia e Agronomia; de Serviço Social (CRESS 22°-Piauí); de Administração (CRA-PI); de Farmácia (CRF-PI), de Arquitetura e Urbanismo do Piaui (CAUPI); de Odontologia (CRO); de Química da XVIII Região; de Contabilidade; de Medicina do Estado do Piauí; dos Representantes Comerciais no Estado do Piauí; de Biblioteconomia; de Nutrição; e de Corretores de Imóveis do Piauí.

QUEM PODE DOAR?

Ter entre 16 (Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, com xerox da identidade) e 69 anos;
Pesar a partir de 50 kg;
Estar saudável e alimentado;
Apresentar documento oficial com foto.

ANTES DE DOAR
Dormir bem a noite anterior à doação;
Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação;
Alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso;
Aguardar 2 horas após o almoço, para doar;
Não fumar 2 horas antes e 2 depois da doação;
Procurar ficar tranquilo e relaxar.


CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017