Hemopi atualiza critérios de doação de sangue de homossexuais
13/06/2020 - 10:00  

Desde o dia 12 de Junho, o Centro de hematologia e Hemoterapia do Piauí – Hemopi atualizou os critérios para a triagem de doadores de sangue. O protocolo, em todas as quatro unidades do Hemopi no Piauí, foi adequado a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou a regra antes aplicada a homens que fazem sexo com homens. 

Todos os hemocentros do país foram orientados a anular o critério que, até então, impedia de doar sangue homens que tivessem relações sexuais com outros homens num período de doze meses antes da coleta. O item foi excluído do questionário respondido no momento da triagem clínica. Sendo assim, os homossexuais ativos que desejam fazer uma doação serão submetidos a triagem clínica habitual, devendo ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar saudável, bem alimentado e apresentar um documento oficial com foto. 

“Todos os profissionais que atuam na triagem clínica foram orientados com antecedência sobre a mudança no critério e estão realizando a triagem da forma habitual que se aplica a todos os públicos, independente da orientação sexual ou identidade de gênero”, informa o supervisor da triagem Clínica do Hemopi, Eduardo Ribeiro. 

Por conta da pandemia, o número de candidatos à doação reduziu em torno de 50%. O Hemopi reforçou as medidas de biossegurança, que já obedece a protocolos rígidos, instalando uma Estação de Higienização Individual na entrada principal do Hemocentro e colocando à disposição dos doadores álcool em gel em todas as etapas da doação, além da marcação de cadeiras que mantem o distanciamento mínimo exigido pelas autoridades de saúde.

“A demanda por sangue é constante, pois mesmo com a pandemia de Covid-19, existem muitos procedimentos e pacientes que dependem de sangue diariamente. Todos os candidatos à doação de sangue que desejam contribuir com o Hemopi podem vir doar sangue, inclusive com possibilidade de agendar a doação nas quatro unidades de coleta do Hemocentro no Piauí", explica o médico. 

Entenda a decisão

O Supremo Tribunal Federal (STF) extinguiu as restrições à doação de sangue por homens homossexuais no dia 8 de maio de 2020. Por maioria dos votos, os ministros decidiram que as normas do Ministério da Saúde (MS) e da Anvisa que impediam o recebimento de doações eram inconstitucionais. O tema foi discutido na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5543.


CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017