Unidade Móvel do Hemopi faz coleta na Zona Sul
16/09/2020 - 11:32

Campanha com a Unidade Móvel na Zona Sul

Com a redução do número de doadores por conta da pandemia, o Centro de Hematologia e Hemoterapia doPiauí (Hemopi) tem investido em ações que descentralizam a doação de sangue na capital. Deste vez leva sua Unidade Móvel até a Zona Sul de Teresina. Nos dias 17 e 18 de Setembro vai realizar campanha de doação de sangue na Praça das Palmeiras no bairro Saci. O atendimento será feito no horário de 8h30 às 12h e de 14h às 17h nos dois dias de campanha.

Depois campanhas bem-sucedidas na Ponte Estaiada e na Zona Norte o Hemopi leva sua Unidade Móvel para outros bairros de Teresina. “Fizemos visitas técnicas em alguns bairros em busca de locais para a realização de campanhas externas, e esta semana a Unidade Móvel estará no Saci. Continuaremos fazendo essa busca para realizar ações descentralizadas e que atendam às exigências impostas pela pandemia”, explica o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.

Ele reforça que o Hemopi tem se esforçado para manter o estoque e conseguir atender a demanda das clínicas e hospitais. “Existe uma demanda por sangue que é constante. Com o retorno dos procedimentos eletivos a demanda por sangue aumentou. O Hemopi é responsável por abastecer toda a rede pública e parte da rede privada do Piauí. Então, pedimos que quem está apto a doar e pode sair de casa nesse momento colabore com o Hemopi, seja doando em nossa sede, em Teresina, nos Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano ou na Unidade Móvel”.

Os candidatos a doação de sangue precisam estar atentos aos requisitos básicos:

• Ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis para doar. O Termo de Consentimento está disponível no site do Hemopi (Hemopi.pi.gov.br) para impressão. Junto com o termo assinado, o menor precisa levar a cópia do documento de identidade de quem assina o termo;
• Pesar acima de 50kg;
• Estar alimentado, saudável e sem sintomas de gripe ou resfriado;
• Apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional;

O Hemopi funciona de segunda à sexta, das 7h15 às 18h. Sábados e feriados até às 17h, sem pausa para o almoço. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda à sexta de 8h às 17h.

Caso o doador queira, ele também pode agendar a doação pelos telefones:

Teresina (86) 9 88946614
Parnaíba (86) 9 8894 7159
Picos (89) 9 8801 1717
Floriano (89) 9 8801 1984.