Hemocentros do Brasil se unem em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue
23/11/2020 - 12:49  

Hemocentros Unidos

Hemocentros de todo país se unem, a partir de segunda (23), para a realização da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, em homenagem o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

 Durante a campanha, o monumento ao Cristo Redentor, pela primeira vez na sua história, vai representar uma grande bolsa de sangue, sendo iluminado na cor vermelha progressivamente nos dias 23, 24 e 25 de novembro, sempre das 19h às 20h. Aqui em Teresina, a Ponte Estaiada João Isidoro França, nosso cartão postal, ficará iluminado em homenagem aos doadores também.

 Cada hemocentro vai desenvolver ações locais com os doadores para incentivar a participação. No Piauí, foi feito um painel interativo com 6 mil nomes instalado na sede do Hemocentro em Teresina para homenagear aqueles que colaboraram com o Hemopi ao longo do ano de 2020. Os parceiros em campanhas de doação também receberam uma singela homenagem: Uma réplica em miniatura do totem “Curta Doar”, vencedor o Prêmio Popai 2019.

 Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

 As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.



CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017