Hemopi inicia as coletas externas de 2021 em parceria com a Patrulha Maria da Penha
27/01/2021 - 13:08  

Comandante Lindomar Castilho e Tenente Leoneide Rocha

A Polícia Militar do Piauí tem uma parceria histórica com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). Há anos, as forças militares colaboram doando sangue de forma regular. Desta vez, a parceria foi através da Patrulha Maria da Penha, que mobilizou a corporação e a comunidade para uma campanha de doação de sangue.

 

Na primeira ação de coleta externa do ano, a Unidade Movél do Hemopi foi até o Quartel do Comando Geral da PM/PI nesta quarta-feira, 27 de Janeiro. Uma das primeiras a doar foi a sargento Tâmara. “Já sou doadora, mas ter a possibilidade de doar aqui no quartel foi maravilhoso. Tudo feito com muita segurança”.

 

O casal Débora Santos e Benjamin Carvalho aproveitaram a oportunidade para doarem sangue pela primeira vez. “Foi muito bom poder vir doar sangue pela primeira vez e perto de casa, sem precisar nos deslocar até o centro”, disse Débora.

 

Durante o ano de 2020 o Hemopi descentralizou as ações de doação de sangue na capital e percorreu, com a Unidade Móvel, todas as regiões de Teresina, de Norte a Sul. Em 2021, as ações de coleta nos bairros vão continuar.

 

A Patrulha Maria da Penha está completando 1 ano e acompanha mulheres vítimas de violência que estão com casos já judicializados. “Nós trabalhamos em parceria com o Ministério Público e fazemos visitas regulares agendadas para o acompanhamento das medidas protetivas. Nosso trabalho é feito através de visitas presenciais e agendado de acordo com a gravidade dos casos assistidos”, explica a coordenadora da Patrulha, tenente Leoneide Rocha.

 

Nesse período ela avalia que o trabalho teve resultados positivos. “Ver o relato das mulheres que tiveram suas vidas mudadas é muito gratificante. Então, pensamos em comemorar esse aniversário da Patrulha com uma ação que envolvesse também a comunidade”.

 

 



CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017