Doação de sangue e vacina contra Covid-19: confira as orientações
04/02/2021 - 12:57  

Vacina contra a Covid-19

Diante do início da vacinação contra Covid-19, a Anvisa publicou a Nota Técnica para orientar os serviços de hemoterapia e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) sobre os prazos de inaptidão temporária para doação de sangue dos candidatos vacinados. As disposições visam a segurança de doadores e pacientes e foram elaboradas com base nas tecnologias utilizadas, contraindicações, reações adversas, princípio da precaução e experiências de outros países. 


De acordo com o documento, os candidatos a doar sangue devem aguardar 48 horas após o uso de vacinas baseadas em vírus Sars-CoV-2 inativado ou fragmento proteico sintético e sete dias após o uso de vacinas baseadas em vetores virais recombinantes não replicantes e de vacinas que utilizam RNA mensageiro (mRNA) ou DNA. Isso vale para os imunizantes com autorização de uso emergencial aprovada pela Anvisa ou que tenham registro sanitário no Brasil.


 Assim sendo, no caso da vacina CoronaVac (Sinovac/Instituto Butantan), por exemplo, recomenda-se a inaptidão de 48 horas depois da aplicação do imunizante. Se a pessoa candidata a doar sangue tiver sido imunizada com a vacina Covishield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz), o prazo é de sete dias após o uso. Por precaução, deve-se aplicar um adiamento da doação de sangue de pessoas que desenvolveram sintomas ao receber uma vacina contra o vírus Sars-CoV-2 por até sete dias após o fim dos sintomas. 


O Hemopi vem informando os doadores por meio de matérias veiculadas na imprensa local e em suas redes sociais a respeito do intervalo de inaptidão para doação de sangue.


"Pedimos que a população fique atenta os prazos diferenciados, e se possível, doe sangue antes de receber a vacina", explica o supervisor da Triagem Clíncia do Hemopi, Eduardo Ribeiro. 


Confira a Nota Técnica da Anvisa na íntegra 





CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017