Guardas municipais de Teresina doam sangue em ação voluntária devido a baixo estoque no Hemopi
04/03/2021 - 12:13

Campanha Guarda Municipal

Mais de 60 guardas municipais de Teresina se mobilizaram e foram doar sangue nesta quinta-feira (4), em uma campanha de doação de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). A campanha segue até a sexta-feira (5). Desde o início da pandemia de Covid-19, houve queda de 40% nas doações de sangue.

O comandante da Guarda Municipal de Teresina, coronel Nixon Frota, relatou que os guardas ficaram sensibilizados com a história de um menino que precisava de uma transfusão de sangue, e resolveram mobilizar o mutirão.

"As cirurgias no Hospital Getúlio Vargas (HGV) que ficaram comprometidas, e também a história de um garotinho com uma doença grave que estava precisando de transfusão de sangue, incentivaram a campanha de doação. Esperamos que mais pessoas também possam dedicar um pouquinho do seu tempo para salvar vidas”, disse o comandante.

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, disse que todas as doações são importantes, independentes do tipo de sangue.

“Todos dos dias nós precisamos de todos os tipos de sangue para atender a demanda. Somos o único hemocentro do Piauí e atendemos toda a rede pública e parte da rede privada”, disse Martins.

Requisitos para doar sangue

Ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. O Termo de Consentimento está disponível no site do Hemopi para impressão.

Estar bem de saúde sem sintomas de gripe ou resfriado;

Não estar em jejum;

Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, sem ingestão e bebidas alcóolicas nas últimas 12 horas e sem fumar por no mínimo 2 horas antes da doação;

Pesar acima de 50kg;

Portar documento de identidade com foto e válido em todo o território nacional;

Caso tenha tomado vacina contra Covid-19, o candidato à doação de sangue deve aguardar 48h se recebeu a Coronavac ou 7 dias se recebeu a vacina da Astrazeneca/Oxford para doar sangue novamente.

Fonte: G1 Piauí