Hemopi lança desafio para coletar 4000 bolsas em 30 dias
14/06/2021 - 14:00

Federação Piauiense de Boxe

Quem trafegou nesta segunda-feira, 14 de Junho, pela Ponte JK – Uma das principais vias de tráfego de Teresina - deve ter notado uma placa gigante em formato de gota fixada em uma das entradas de acesso à via central da ponte. A placa faz parte de uma ação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) para incentivar as doações de sangue.

O dia 14 de junho foi escolhido para o lançamento da ação, que tem como meta coletar 4.000 bolsas de sangue em 30 dias, por ser o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue.

“A cada 1.000 bolsas coletadas a gota vai sendo preenchida de vermelho. E sabemos que o piauiense é solidário e vai nos ajudar a cumprir essa meta”, explica o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.

Por conta da pandemia, as doações de sangue em todo o estado sofreram uma redução de 30% no ano de 2020. Como único hemocentro do Piauí, o Hemopi vem tentando chamar atenção para importância de manter o banco de sangue sempre abastecido, já que é responsável por abastecer toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada.

“Estamos comemorando o Junho Vermelho e ao longo deste mês serão feitas várias ações de conscientização da população sobre a importância de doar sangue de forma regular e também reforçar o nosso estoque em todas as quatro unidades de coleta do Piauí – Picos, Parnaíba, Floriano e Picos”, esclarece Jurandir Martins.

Para reforçar a ação e ajudar no cumprimento desta meta, está sendo veiculado um VT nas principais emissoras de TV do Estado e também material publicitário em sites e rádios.

Semana do Doador de Sangue

A segunda-feira vai ser diferenciada para os doadores que comparecerem aos hemocentros para doar sangue. Lanche diferenciado, atração musical, entre outras ações para agradecer aos doadores.

Ao longo do mês, o Hemopi vai receber vários grupos para doarem sangue, tanto na capital quanto nas unidades do interior. Um dos parceiros deste Junho Vermelho será a Associação Piauiense de Boxe Amador e Profissional (Fepibap), que está convocando seus atletas federados e os instrutores para realizar essa ação social em parceria com o Hemopi.

“O Conselho Mundial de Boxe abraçou esta pauta da doação de sangue e as federações abraçaram essa campanha social. Estamos chamando os atletas federados e os instrutores para acompanhar a Semana do Doador, incentivando a doação e mostrando que o boxe piauiense também é ativo em causas sociais. A nossa meta é trazer 25 atletas para doar sangue ao longo da semana”, explica João Pedro, que é doador de sangue desde a adolescência.

Ele conta que a ação da Fepibap vai se estender até Parnaíba, cidade onde mora do vice-presidente, que é enfermeiro e também vai contribuir com a campanha.

E não é só o pessoal do boxe que está engajado nesse Junho Vermelho. A Semana do Doador encerra no sábado, 19 de Junho, com o Projeto Pedalando pela Vida, uma parceria entre 15 clubes de ciclismo da capital e o Hemopi. Na programação está incluso um passeio ciclístico simbólico na Avenida Raul Lopes, às 8h, e a Unidade Móvel de coleta de sangue está na Ponte Estaiada de 8h30 às 17h para atender aos candidatos à doação de sangue que quiserem contribuir com o Hemopi.