Hemopi realiza mais um procedimento com sangue raro
23/08/2021 - 10:26  

Equipe do laboratório de Imunohematologia

O sistema ABO foi descoberto no início do século XX, pelo biólogo austríaco Karl Landsteiner e até hoje é usado em todo o mundo para classificação sanguínea. No entanto, engana-se quem pensa que só existem os oito tipos de sangue e dois fatores Rh descobertos na década de 30. Segundo a Sociedade Internacional de Transfusão Sanguíne (ISBT) existem, atualmente, 43 sistemas que descrevem mais de 373 antígenos diferentes e esse número não é definitivo. Entre os antígenos já conhecidos, alguns são extremamente raros.

Nesta semana, o caso de uma paciente internada na cidade de Timon/MA que precisou de uma transfusão sanguínea chamou atenção da equipe do Laboratório de Imuno-Hematologia do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). A paciente possui um anticorpo raríssimo, conhecido como Anti-Gerbich, mais comum na Melanésia (metade da população possui esse anticorpo), região da Oceania, no extremo oeste do Oceano Pacífico e a nordeste da Austrália, que inclui os territórios das ilhas Molucas, Nova Guiné, ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Fiji. A frequência de encontrar um doador é e de 0.01 a 1% na população geral.

O Hemopi possui um Laboratório de Fenotipagem que ajuda a encontrar tanto doadores quanto receptores com fenótipos raros. Inaugurado em 2011, o Laboratório possui atualmente cerca de cinco mil doadores cadastros.

O supervisor do Laboratório de Imuno-Hematologia, Pedro Afonso Sousa, conta que além da irmã da paciente, foram encontrados mais quatro doadores compatíveis com ela. Entre eles, dois irmãos, que se dispuseram a doar.

“Na última quarta-feira, 18 de Agosto, o Francildo Linclon, fez a doação e a paciente conseguiu fazer a transfusão sem intercorrências no local onde está internada. A pesquisa de doadores raros é uma prática pouca realizada no País. O Hemopi é um dos hemocentros que possui o serviço de fenotipagem. O nosso objetivo é encontrar essas raridades e garantir a segurança Transfusional. É um trabalho minucioso que ajuda a salvar pacientes dentro e fora do Estado”, explica Pedro Afonso.

Em Teresina, o Hemopi funciona para doação de sangue de Segunda à Sexta, de 7h15 às 18h. Aos sábados e feriados até as 17h. Os hemocentros regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de Segunda à Sexta de 7h30 às 18h.

 

 



CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017