Hemopi promove campanha de doação de sangue na Alepi no dia 30 de novembro
23/11/2021 - 11:10  

Campanha encerra o mês do doador de sangue

Após requerimento apresentado pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realizará, no dia 30 de novembro (terça-feira), campanha de doação de sangue na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A ação acontecerá de 8h às 14h, no Salão Nobre Francisca Trindade.

O objetivo da campanha é contribuir com o Hemopi no tocante à conscientização da população e à efetiva doação, de modo a colaborar com o aumento do banco de sangue do órgão. Dados recentes apontam que, em decorrência da pandemia da Covid-19, houve quedas nas doações.

“Sangue é vida e milhares de pessoas precisam, todo dia, desse bem fundamental para a nossa saúde e existência. O Hemopi desempenha um importante papel na conscientização e coleta de sangue no nosso Estado e, no âmbito do Parlamento Piauiense, temos também o dever de promover campanhas e incentivar a doação”, pontua o deputado.

O mês de novembro é marcado pela comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue – comemorado em 25 de Novembro – e a campanha promovida na Alepi encerra a programação desse mês.

“Nós temos vários parceiros que promovem ações de doação de sangue ao longo do ano tanto em Teresina quanto nas unidades de Picos, Parnaíba e Floriano. Ficamos felizes em receber essa solicitação da Alepi, através do requerimento do deputado Franzé. Estamos sempre em busca de novas parcerias e também de estimular as que já existem. E nos aproximar mais da sociedade civil para cumprir o nosso principal objetivo que é salvar vidas”, explica o diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins.

Novembro também marcou o retorno das coletas de sangue nos municípios, suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020. “Conseguimos retomar as atividades externas nos municípios, mas por ainda estarmos em um período pandêmico, não será possível atender a todos os pedidos pendentes. Nesse primeiro momento, estamos priorizando as cidades com distância de até 100km da capital”, esclarece o diretor Jurandir Martins.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 kg, estar saudável, estar alimentado e portar documento com foto. O Salão Nobre Francisca Trindade será adequado às exigências do Hemopi para receber os doadores, disponibilizando todos os equipamentos necessários, assistência profissional, climatização, entre outros serviços.



CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017