Hemopi tem 99,47% de conformidade e Vigilância Sanitária estimula doação de sangue
19/11/2021 - 14:00:00  

Relatório da Divisa assegura qualidade do sangue

O Hemocentro do Piauí (Hemopi) obteve 99,47% de conformidades atendidas e que atestam a qualidade do sangue transfundido no Estado. Os dados são do último relatório anual da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), que utilizou como instrumento, o Método de Avaliação de Risco Potencial dos Serviços Hemoterápicos (MARPSH), padronizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 Em 2021, o Hemopi passou por inspeções, que acontecem anualmente, sendo monitoradas e acompanhadas diretamente pela DIVISA, órgão fiscalizador de toda hemorrede do Estado.

 “É um dado, sem dúvidas que temos que comemorar, pois houve o empenho e dedicação de toda uma equipe, que se uniu e trabalhou nos pontos que precisavam ser revistos e conseguiram chegar a esse resultado qualificado que implica diretamente na vida da população que necessita do serviço”, disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

 Para alcançar o percentual de conformidade elevado, o Hemocentro do Piauí foi avaliado em todo o ciclo do sangue, desde a entrada do candidato a doação, passando pela coleta do doador, até chegar à transfusão no receptor, etapas que garantem a qualidade do sangue que chega ao usuário.

 "Recebemos com muita felicidade o resultado dessa avaliação. A anterior já tinha sido bastante positiva, com quase 90% de conformidades. Chegar a um percentual ainda maior é gratificante. É a validação de que o trabalho realizado pelo Hemopi garante a segurança, tanto para o doador, quanto para o paciente que recebe o sangue coletado e processado pelo hemocentro. A nossa responsabilidade é ainda maior agora, pois temos que dar continuidade ao trabalho para manter esse índice sempre satisfatório", comemorou o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.

 De acordo com a gerente de controle de serviços e produtos da DIVISA, Maria Veloso, o diferencial para a melhoria contínua do Hemopi foi o investimento na gestão da qualidade. “O compromisso da liderança com o investimento na gestão da qualidade foi essencial para esse avanço ocorresse não só no Hemopi, que é o hemocentro coordenador no Piauí, mas também nos hemocentros regionais e agências transfusionais de todo o Estado”, ressaltou.

 Doação de Sangue

 Com a garantia da qualidade do sangue transfundido no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DVISA), mais uma vez, chama atenção da população para a sensibilização a doação de sangue.

 Reconhecendo a importância deste ato para salvar vidas, a DIVISA abraçou a causa e no Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no próximo dia 25 de novembro, vai reunir servidores do órgão para fazer doação no Hemopi.

 “É um momento de pensar no próximo e sermos mais solidários. Quanto mais gente doar sangue, mais vidas salvas nós teremos”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

 O Hemopi atende hospitais e clínicas públicas e privadas conveniadas pelo hemocentro, realizando atendimento ambulatorial aos pacientes portadores de doenças hematológicas, coleta externa e toda sorologia de sangue das agências transfusionais do interior.

O mês de novembro é marcado pela comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue – comemorado em 25 de Novembro – e a campanha promovida na Alepi encerra a programação desse mês.

“Nós temos vários parceiros que promovem ações de doação de sangue ao longo do ano tanto em Teresina quanto nas unidades de Picos, Parnaíba e Floriano. Ficamos felizes em receber essa solicitação da Alepi, através do requerimento do deputado Franzé. Estamos sempre em busca de novas parcerias e também de estimular as que já existem. E nos aproximar mais da sociedade civil para cumprir o nosso principal objetivo que é salvar vidas”, explica o diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins.

Novembro também marcou o retorno das coletas de sangue nos municípios, suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020. “Conseguimos retomar as atividades externas nos municípios, mas por ainda estarmos em um período pandêmico, não será possível atender a todos os pedidos pendentes. Nesse primeiro momento, estamos priorizando as cidades com distância de até 100km da capital”, esclarece o diretor Jurandir Martins.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 kg, estar saudável, estar alimentado e portar documento com foto. O Salão Nobre Francisca Trindade será adequado às exigências do Hemopi para receber os doadores, disponibilizando todos os equipamentos necessários, assistência profissional, climatização, entre outros serviços.



CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017