No mês do doador de sangue, Hemopi promove um Desafio do Bem
01/06/2022 - 09:52

Desafio do Bem
Junho é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o período de conscientização sobre a importância da doação de sangue, sendo o dia 14 de junho instituído como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O Junho Vermelho foi criado em 2015 e adotado em vários países, incluindo o Brasil.

“Queremos com o Junho Vermelho reforçar que é preciso manter a constância nas doações para atender a demanda que não diminuiu com a pandemia, pelo contrário, com a flexibilização das atividades os procedimentos eletivos que precisam de sangue estão sendo retomados e as unidades hospitalares estão com o funcionamento normalizado”, explica o diretor do Hemopi Jurandir Martins.

Ele ressalta ainda que além dos procedimentos eletivos, de urgência e emergência, houve um aumento do número de internações por dengue, chicungunya e zika, doenças que podem impactar o estoque de sangue e plaquetas.

Para esse ano, o Hemopi buscou formas de atrair os doadores. Durante todo o mês de junho, várias ações serão realizadas nas 4 unidades de coleta do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano - afim de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue, com ênfase na Semana do Doador, que este ano acontece de 13 a 18 de Junho.

O principal fio condutor da programação será o desafio de coletar 4 mil bolsas de sangue em 30 dias. “Esperamos atingir novamente essa meta. E porque 4 mil bolsas? Porque esse é o numero ideal para atender toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada que é credenciada ao Hemopi. Então, convidamos a população do Piauí, que já nos ajudou a realizar esse mesmo desafio no ano passado, a vir doar sangue novamente e atingir a meta”, explica Jurandir Martins.

Além disso, haverá veiculação de material publicitário na mídia e também ações de marketing digital locais. "Ao longo de todo o mês, teremos também a participação de vários parceiros como empresas, igrejas, faculdades, escolas, grupos civis que vão realizar ações de doação junto com o  Hemopi. Essas parcerias são muito importantes para reforçar o estoque e incentivar as pessoas a doarem de forma consciente e constante", pontua Jurandir Martins.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de sangue e plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Confira a programação do Hemopi para o Junho Vermelho

•        Dia 01 a 30/06 – Desafio do BEM – 4 mil bolsas em 30 dias

•        Dia 14/06 – Dia Mundial do doador de sangue: Os doadores que comparecerem as unidades do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – neste dia terão lanche diferenciado, música ao vivo já em clima de festa junina e outras surpresas ao longo de toda terça-feira. Todas as ações serão realizadas na área externa do Hemopi.

•          Dia 15/06 – Aniversário de 25 anos do Hemocentro Regional de Picos.

•        Dia 24/06 – São Joao do HEMOPI: A área externa será decorada com a temática junina, o lanche nessa data será típico e os doadores podem entrar na brincadeira e virem vestidos a caráter.

•        Dia 29/06 –Encerramento do Junho Vermelho, o Hemopi comemora o Dia de São Pedro com música, lanche típico e apresentação especial do Rei e Rainha da Quadrilha Luar do Sertão. Os doadores também podem entrar na brincadeira e virem vestido à caráter nesta data.