Hemopi lança desafio para estimular doações na Semana Nacional do Doador
18/11/2022 - 09:47

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí - Hemopi lança a 2ª edição do Desafio Solidário, uma competição para estimular as doações em novembro, mês onde se comemora do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro).

Por conta dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, o Dia do Doador de Sangue será antecipado para o dia 23 de Novembro. “Preparamos uma programação especial para a semana de 20 a 26 de Novembro em todas as unidades do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – com música, lanche diferenciado, entre outros incentivos para atrair e agradecer aos doadores que colaboram com o Hemopi ao longo do ano”, conta do diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins.

Ele explica que o Desafio Solidário está em sua segunda edição e é uma forma de atrair novos parceiros ao Hemopi. “Ao longo do ano, o Hemopi desenvolve ações com vários parceiros – Igrejas, escolas, empresas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil – que ajudam a manter o estoque do hemocentro. Seja na capital ou nas unidades do interior, essas parcerias são muito importantes, pois fortalecem o vínculo com a comunidade e incentivam outras a fazerem o mesmo”.

Pode participar do desafio qualquer instituição, pública ou privada. A premiação é simbólica, e para concorrer o grupo precisa agendar horário e data no período de 15 a 30 de novembro. O agendamento pode ser feito de segunda à sexta, das 8h às 17h, em todas as quatro unidades do Hemopi através dos telefones:

Teresina (86) 3221 8320

Parnaíba (86) 32212854

Picos (89) 3421 2138

Floriano (89) 3522 2020/3522 2922

Os times também poderão fazer o agendamento através do email hemopi@hemopi.pi.gov.br

Ganha o time que trouxer mais doadores ao Hemopi nesse período. Ao final, serão oito ganhadores, sendo dois em cada unidade. O resultado será divulgado no dia 02 de dezembro.

HEMOPI EM NÚMEROS

No período de 2002 até outubro de 2022, o Hemopi cadastrou 465.196 doadores que realizaram nesse período 927.985 doações de sangue.

Nos últimos anos, a média de doações de sangue foi de 50 mil/ano, o que corresponde a cerca de 4 mil doações/mês.

HEMOREDE

A Hemorrede do Piauí é formada por quatro unidades de coleta, processamento e distribuição localizadas em Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano.

Além destas, existem 21 agências transfusional distribuídas em unidades hospitalares nós seguintes locais: Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano,  Fronteiras, Jaicós, Luzilândia, Oeiras, Paulistana, Parnaíba (HEDA), Pedro II , Picos, Piracuruca, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença.

Como único hemocentro público do Estado do Piauí, o Hemopi tem o desafio diário de manter o estoque abastecido para fornecer hemocomponentes as unidades hospitalares  da rede pública e algumas da rede privada de saúde.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar saudável - sem sintomas de gripe ou resfriado, estar alimentado e portar documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais e/ou responsáveis legais para doar.

Em Teresina, o Hemopi funciona para doação de sangue de Segunda à Sexta, de 7h15 às 18h. Aos sábados e feriados até às 17h. Os hemocentros regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de Segunda à Sexta de 7h30 às 18h.

Ascom/Hemopi