Coren-PI e HEMOPI estudam elaboração de protocolo para hemotransfusões
08/02/2023 - 19:00  

Representantes do HEMOPI foram recebidas na sede do Coren/PI

Com o objetivo de estabelecer um procedimento operacional padrão para uma transfusão segura, a fim de assegurar uma assistência de Enfermagem competente e resolutiva, membros do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI) reuniram-se nesta quarta-feira, 08/02.

O encontro, que aconteceu na sede do Coren-PI, Centro de Teresina, teve como pauta principal a articulação de um termo de cooperação para elaboração e divulgação do Protocolo Estadual do Ato Transfusional.

“A hemotransfusão é uma prática comum na rotina dos profissionais de enfermagem, especialmente no setor de Hematologia. Muitos profissionais ainda apresentam dúvidas em relação à realização do procedimento. Então, a existência de um protocolo é fundamental para minimizar os riscos de eventos adversos durante essa prática”, explicou o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto.

Participaram da reunião, pelo Coren-PI: o presidente, Enf. Antonio Neto, a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional, Enfª Andressa Nogueira, o assessor técnico e o Enf. Arthur Antunes; representando o HEMOPI: Enfª Breila Melo e Samara Maria.

No mês de agosto de 2022, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) atualizou a Resolução 709/2022, que dispõe sobre a atuação de enfermeiros e técnicos de Enfermagem em hemoterapia durante a coleta, armazenamento,  controle de qualidade e assistência aos pacientes e doadores. A normativa atualiza a Resolução 629/2020, qualificando o trabalho da equipe de Enfermagem durante a execução dos procedimentos.

Amplamente trabalhada pelo Ministério da Saúde, a hemoterapia compõe uma importante estrutura de tratamento, em que o ciclo do sangue requer cuidados especiais. Por se tratar de uma atividade que lida com alto grau de risco, há um esforço coletivo para que a política de sangue no Brasil aprimore a atuação neste campo, certificando a segurança dos pacientes.

Fonte: Ascom Coren-PI com informações Cofen



CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017