Projeto Doando Vidas: MPPI visita Central de Transplantes e Hemopi para discutir campanhas de ince
18/01/2024 - 11:09  

MP/PI quer contribuir com capatação de sangue e medula óssea

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou visita à Central de Transplantes e ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) na manhã dessa quarta-feira (17). A reunião faz parte do Projeto “Doando Vidas” e teve como objetivo acompanhar a situação dos órgãos e discutir campanhas de incentivo à doação de sangue e de órgãos no estado.

Na primeira visita, o promotor de Justiça Eny Pontes conversou com a coordenadora da Central de Transplantes, Maria de Lourdes Veras, sobre a situação dos transplantes de córnea no Piauí e a necessidade de fortalecer a doação de órgãos por meio de uma campanha permanente de incentivo.

“Fico feliz que crescemos nas doações em 2023 e queremos crescer ainda mais. Mesmo com as dificuldades enfrentadas, percebemos avanços na abertura dos diálogos”, disse Eny Pontes.

 A coordenadora da Central de Transplantes, Maria de Lourdes Veras, também comemorou os avanços e manifestou os esforços para implantar comissões hospitalares, de modo a identificar potenciais doadores e otimizar os transplantes no estado.

Já na visita ao Hemopi, o diretor do hemocentro, Rafael Alencar, relatou sobre o cadastro de doadores de medula, informando que, em 2023, alcançaram a meta. “Estamos bem felizes com o que temos hoje. Teresina era sufocada com demandas do interior e nós estimulamos a captação nos centros regionais, resultando no aumento de coletas no interior”, declarou.

Durante a reunião, o promotor de Justiça Eny Pontes questionou sobre as épocas do ano com maior baixa de doações no Hemopi. Rafael Alencar informou que os períodos próximos ao Carnaval, à Semana Santa e o mês de dezembro contam com uma redução de doações voluntárias, sendo de grande importância a realização de campanhas.

 “Realizamos esses dois importantes encontros para programação de atividades na nova etapa do ‘Projeto Doando Vidas’. Em breve, teremos novidades para tentar fomentar a doação de órgãos no Piauí e, consequentemente, o aumento de transplantes”, ressaltou o representante do MPPI.



CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017