Dia do Doador de Sangue é comemorado com ação interativa no Hemopi
14/06/2024 - 16:00  

Álvaro Filho é doador há 40 anos

Enquanto esperava para fazer a sua primeira doação de sangue, a estudante Laura Cabral aproveitou para tirar várias fotos com as amigas na cabine instalada no Hemopi para comemorar o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue.  A ação é uma parceria com o Movimento Hemocentros Unidos e o Instituto Pró-Hemo.

O Hemopi é um dos 20 Hemocentros que participa da campanha "De geração em geração. Para sempre doador" idealizada pelo Instituto Pró- Hemo com o objetivo de aumentar as doações no Junho Vermelho. Quem veio doar sangue na manhã desta sexta-feira, 14 de Junho, na sede do Hemopi em Teresina saiu com uma foto impressa dje lembrança.

A Laura veio através de uma ação social promovida pela faculdade Uninassau onde cursa Enfermagem . "Eu sempre tive vontade de doar, mas era meio receosa. Hoje eu aceitei o convite da professora que sempre está incentivando a doação de sangue e trenós alunos. E aí adorei a ideia das fotos como lembrança desse dia".

Se hoje era a primeira doação da Laura, o Álvaro Martins Filho, fiscal do Conselho Regional de  Engenharia e Agronomia (CREA/PI), já tem uma longa história como doador. São 40 anos contribuindo com o Hemopi e a cada dois meses ele vai ao Hemocentro Regional de Floriano. A primeira doação foi aos 18 anos e hoje, prestes a completar 58 anos, ele conta que começou a doar porque se identifica com o voluntariado.

"Como doador de sangue eu tenho a oportunidade de ajudar muitas pessoas. Pessoas que eu nunca vou ver, mas estarei contribuindo com a vida delas através da doação. E quem sabe um dia elas também possam doar como eu. A maioria das pessoas só doa quando alguém próximo necessita de ajuda. Eu doou independente disso".

O Junho Vermelho tem como objetivo conscientizar sobre a importância de doar sangue com frequência. Toda hemorrede nacional está mobilizada nesta causa. Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias.

“É um momento de conscientização, já que o sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente. E também de celebrar os doadores, que de geração em geração, vem salvando vidas de forma voluntária e solidária”, ressalta o diretor do Hemopi, Rafael Alencar.

Em 2023 durante o Junho Vermelho mais de 6.000 doadores compareceram às unidades do Hemopi o que gerou um total de 4.641 doações de sangue efetivadas. O Hemopi possui quatro unidades de coleta no Piauí – Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano – responsáveis por abastecer toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada do Estado.




CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO PIAUÍ
Rua 1° de Maio, 235/Sul - Fone/Fax: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919
Todos os diretiros reservados. © 2017