O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), inaugura nesta sexta-feira, dia 5, a ampliação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). A solenidade contará com a presença do governador Rafael Fonteles.
A ampliação vai proporcionar uma maior agilidade do serviço. Os servidores também ganham, pois agora vão contar com espaços adequados dentro das normas técnicas exigidas.
Com a conclusão da obra, o Hemopi passa a ter dois blocos. No Bloco 1 ficará a parte do Ciclo do Sangue como recepção do doador, serviço social, triagem, coleta de sangue, laboratório de imuno-paciente, laboratório de imuno-doador, refeitório dos doadores, repouso dos técnicos. processamento de hemocomponentes, armazenento, liberação e rotulagem das bolsas.
Já o Bloco 2 vai abrigar toda a parte administrativa como recepção da distribuição, distribuição de hemocomponentes, testes de Compatibilidade e prova cruzada, captação de doadores, sala de reuniões, supervisão técnica, supervisão administrativa, coordenação, almoxarifado, banheiros, refeitório dos servidores, sala de esterilização, expurgo e depósito.
Com a ampliação, a Sesapi também descentralizará o serviço de produção de plaquetas, que antes era realizada apenas no Hemopi em Teresina.
Na obra foram investidos R$ 495 mil com recursos do Tesouro Estadual. “Vamos entregar para os doadores um local mais moderno e com mais comodidade, além de melhorar o acesso das unidades hospitalares que recebem os hemocomponentes produzidos no Hemopi”, disse o secretário de Estado de Saúde, Antonio Luiz.
O Hemocentro de Floriano fica localizado na Rua João Dantas, 1161 bairro Manguinha e funciona de segunda a sábado de 7h30 às 18h.
“Com a reforma será possível a processo de produção de plaquetas, o que antes só fazíamos em Teresina. Isso ajuda aos pacientes que necessitam desse componente a terem um atendimento mais célere", disse o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campelo.
O diretor geral do Hemopi, Rafael Alencar destaca que o Hemocentro Regional de Floriano será a primeira unidade do interior a produzir plaquetas. "Em breve vamos ampliar o serviço e passar a produzir plaquetas também em Parnaíba e Picos ”.
Para ser um doador de sangue basta ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal), pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado, além de levar um documento oficial com foto.
Fonte: Ascom Sesapi/Hemopi