O primeiro Banco de Sangue do Piauí foi instalado na década de 1970, nas dependências do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Naquele período, os critérios relacionados à doação e à qualidade do sangue eram bastante limitados. Parte do material utilizado durante a coleta era reutilizado e os doadores recebiam pagamento pela doação. Não havia triagem clínica nem a realização de testes sorológicos para garantir a segurança do sangue.
Em 1980, o Programa Nacional de Sangue e Hemocomponentes (Pró-Sangue) foi criado para organizar o sistema, com foco na doação voluntária e não remunerada.
O Hemopi foi criado em 1982 e, desde 1984, funciona em sua sede própria na Rua 1º de Maio, em Teresina. Criado para garantir a qualidade e a segurança no processo de coleta, armazenamento e distribuição de sangue, o Hemopi se consolidou como o único hemocentro público do Piauí.
Ao longo de mais de quatro décadas, modernizou seus serviços, ampliou sua estrutura e conquistou a confiança da população. Hoje, é responsável por atender toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada, garantindo assistência segura e eficaz.
Atualmente, o Piauí conta com uma Hemorrede estruturada, composta por:
Hemocentro Coordenador, com sede em Teresina;
3 Unidades Regionais, localizadas em Parnaíba, Picos e Floriano;
21 Agências Transfusionais, distribuídas em hospitais de média e alta complexidade da capital e do interior.
Com essa rede, o Hemopi reafirma diariamente sua missão: salvar vidas por meio da doação de sangue e hemocomponentes.
Missão
Coordenar, planejar, orientar e desenvolver política de assistência hematológica e hemoterápica garantindo o acesso da população aos serviços com segurança e qualidade.
Visão
Ser referência em hemoterapia no Piauí, reconhecida pela excelência técnica, segurança transfusional e humanização no atendimento, promovendo a vida e o bem-estar dos cidadãos.
Valores
Solidariedade: doar é um ato voluntário e altruísta.
Segurança: sangue seguro em todas as etapas.
Transparência: confiança em cada processo.
Humanização: respeito e acolhimento a doadores e pacientes.
Trabalho em Rede – Atuar de maneira articulada em toda a rede de saúde, garantindo acesso e agilidade.
Compromisso: dedicação à saúde de todos os piauienses.
Porque doar sangue?
Sangue é insubstituível e fundamental em cirurgias e outros procedimentos para preservar a vida humana. Além do mais, é um ato 100% voluntário. Sem doadores não há bancos de sangue. Doe sangue regularmente. Uma única bolsa pode beneficiar até 4 pessoas.
Quero doar
Saiba como se tornar um doador de sangue e salvar vidas.